Após a definição de Avaí e Chapecoense como finalistas do Campeonato Catarinense SICOOB Série A 2019, foram traçados os caminhos para onde podem rumar os troféus em disputa na 95ª edição da competição. Se ficarão em Florianópolis marcando a 17ª conquista do Avaí, ou, se irão para o Oeste catarinense coroar o sétimo título da Associação Chapecoense de Futebol.
Três troféus estão em disputa na terceira decisão entre Avaí e Chapecoense na história do futebol catarinense. O grande campeão e o vice-campeão receberão os troféus oficiais que fazem alusão ao patrocinador SICOOB – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil. Além do troféu de campeão seguem em disputa os troféus transitórios, “Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho e “Dr. Aderbal Ramos da Silva”.
Os troféus de campeão e vice têm o mesmo design, sendo o destinado ao campeão dourado e o destinado ao vice-campeão prateado. Os troféus medem 68 centímetros de altura, com 30 centímetros de diâmetro, são projetados a partir de uma base de madeira, circundada por três frisos nas cores branca, verde e vermelho, representando o Estado de Santa Catarina.
A partir de cima da base surgem hastes espelhadas em formato cilíndrico, que projetam a circunferência da bola de futebol na face superior dos troféus, onde está destacado o símbolo do Catarinense SICOOB 2019. Nas bases há placas com o brasão da Federação Catarinense de Futebol, a marca do SICCOB e também placas com dizeres, campeão e vice-campeão.
Troféu Transitório Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho
A Federação Catarinense de Futebol presta justíssima homenagem ao Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, advogado, político, professor e desportista, que presidiu e Entidade por 31 anos e contribuiu de forma substancial para elevação do futebol catarinense no cenário nacional, instituindo em 2017 o “Troféu Transitório Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho”. As gestões de Delfim Peixoto Filho também deixaram como legado para o futebol catarinense a sede própria da Entidade, inaugurada em 2007, em Balneário Camboriú. A equipe que conquistar o título catarinense por três oportunidades ficará em definitivo com a Taça Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho. A Associação Chapecoense de Futebol já tem uma conquista em 2017 e o Figueirense Futebol Clube em 2018.
Troféu Transitório Dr. Aderbal Ramos da Silva
O campeão do Catarinense SICOOB 2019 será o detentor do “Troféu Transitório Dr. Aderbal Ramos da Silva”. Instituído em 2011 em homenagem ao patrono da Entidade, Dr. Aderbal Ramos da Silva, que presidiu a Federação Catarinense de Futebol no período de 1939 a 1946. A equipe que conquistar o título estadual por três oportunidades consecutivas ou cinco alternadas ficará em definitivo com o “Troféu Transitório Dr. Aderbal Ramos da Silva”. Entre os finalistas, a Chapecoense conquistou o troféu em três oportunidades, 2011, 2016 e 2017 e o Avaí em 2012. O Figueirense ficou com o troféu nos anos de 2014, 2015 e 2018 e o Criciúma foi o detentor em 2013.