A tarde desta 5ª feira (16) foi movimentada na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, pela realização da reunião com os delegados e representantes das Ligas Não Profissionais que irão atuar na Copa Santa Catarina Sub-13, competição inédita que estreia no próximo domingo (19) no calendário do futebol catarinense.
Justamente por tratar-se de uma competição inédita, que envolve atletas na faixa etária dos 12 aos 13 anos, o Departamento de Competições Especiais da FCF reuniu os delegados para reiterar algumas particularidades e pontos do regulamento específico, que visam adequação à condição física dos atletas nessa faixa etária e estímulo à prática da modalidade, requerendo atenção por parte dos representantes oficiais da Entidade nas partidas.
O Diretor do Departamento de Arbitragem, Marco Antônio Martins e o membro da Comissão de Arbitragem, Cantucho João Setubal passaram as instruções referentes à duração das partidas e ao número de substituições. Na Copa SC Sub-13 não há 4º árbitro e cabe ao delegado executar as substituições, bem como as demais funções designadas.
A Copa Santa Catarina Sub-13 tem algumas especificações, as partidas na categoria sub-13 têm duração de 60 minutos, sendo dois tempos de 30 minutos e intervalo de 10 minutos. A cada 15 minutos há parada técnica obrigatória para instruções, substituições e hidratação dos atletas.
Ainda quanto às substituições, cada equipe poderá substituir até 11 atletas em, no máximo, três paralisações. Para estimular a participação de todos os atletas, os clubes devem obrigatoriamente utilizar em todas as partidas todos os atletas relacionados como suplentes. Após as observações ressaltadas pelo Departamento de Arbitragem, o Diretor do Departamento de Competições Especiais, Carlos Fernando Crispim e o assessor José Carlos Goulart Júnior repassaram ponto a ponto o “Checklist Operacional” da competição com todas as providencias, responsabilidades e ações inerentes ao exercício da função de delegado nas partidas.