O futebol brasileiro ganha mais uma competição para incrementar o calendário das categorias de base neste segundo semestre de 2018, é a Copa Sul Sub-19. Criada a partir de uma iniciativa da Federação Catarinense de Futebol em parceria com as federações coirmãs envolvidas, Gaúcha e Paranaense, a competição regional terá a participação de dez (10) clubes e será disputada num período do calendário pré Copa São Paulo de Futebol Júnior, entre os meses de setembro a novembro.
A Copa Sul Sub-19 iniciará no dia 22 de setembro e terminará no dia 24 de novembro com a participação de seis (06) clubes catarinenses, dois (02) gaúchos e dois (02) paranaenses, dispostos em dois grupos, confira:
Grupo A: TUBARÃO (SC), CRICIÚMA (SC), FIGUEIRENSE (SC), GRÊMIO (RS), ATLÉTICO (PR)
Grupo B: AVAI (SC), JOINVILLE (SC), CHAPECOENSE (SC), INTERNACIONAL (RS), PARANÁ (PR)
Na 1ª Fase – Inicial as equipes jogarão entre si somente dentro dos grupos, no sistema de pontos corridos em turno único. As quatro equipes que somarem mais pontos em cada grupo avançarão para 2ª Fase – Quartas de final. A partir da 2ª Fase até a 4ª Fase – Finais as equipes se enfrentarão nos populares mata-matas, confrontos eliminatórios em jogos de ida e volta, até a definição do campeão.
– VEJA A TABELA E O REGULAMENTO
Início da competição: 22/09/2018.
Término da competição: 24/11/2018
1ªFase: 22/09 à 20/10
2ªFase: Quartas de final
Grupo “C”: 1º colocado do Grupo “A” da 1ª Fase X 4º colocado do Grupo “B” da 1ª Fase;
Grupo “D”: 2º colocado do Grupo “A” da 1ª Fase X 3º colocado do Grupo “B” da 1ª Fase;
Grupo “E”: 1º colocado do Grupo “B” da 1ª Fase X 4º colocado do Grupo “A” da 1ª Fase;
Grupo “F”: 2º colocado do Grupo “B” da 1ª Fase X 3º colocado do Grupo “A” da 1ª Fase;
3ª Fase: Semifinais
Grupo “G”: Vencedor do Grupo “C” da 2ª Fase X Vencedor do Grupo “F” da 2ª Fase;
Grupo “H”: Vencedor do Grupo “D” da 2ª Fase X Vencedor do Grupo “E” da 2ª Fase.
4ª Fase : Finais
Grupo “I”: Vencedor do Grupo “G” da 3ª Fase X Vencedor do Grupo “H”da 3ª Fase.
A Federação Catarinense de Futebol, uma das entidades mentoras da Copa Sul Sub-19, justifica a iniciativa nas palavras do Gerente de Competições Principais, Fábio Marcel Nogueira. — Além do enfrentamento entre as escolas consolidadas do futebol nacional numa disputa interestadual, a competição encorpa o calendário da categoria, proporcionando maior competitividade nesse estágio final de formação.