A média de gols da 5ª rodada do returno segue muito boa, foram 12 gols em quatro partidas, média de três gols partida. Nesta 5ª feira (30), o Avaí FC receberá o Joinville EC, a partir das 20h30min, na Ressacada, na partida que completará a 5ª rodada do returno do Catarinense Havan 2017.
Em Chapecó, na Arena Condá, quem o abriu o placar foi o Brusque FC, com Jonatas Belusso cobrando falta com precisão, 0 a 1. Foi o décimo gol do atacante do Brusque FC na competição, assumindo a artilharia isolada do Catarinense Havan 2017.
Porém a Chapecoense demonstrou forte poder de reação e chegou ao empate ainda nos acréscimos do 1º tempo com Raphael, 1 a 1. Na etapa complementar a Chape deslanchou e marcou três vezes, primeiro com o zagueiro Douglas Grolli virando a partida, 2 a 1. João Pedro fez 3 a 1 e Rossi definiu a goleada, 4 a 1. A Chapecoense lidera o returno com 13 pontos, enquanto o Brusque FC vem na 5ª colocação com 7 pontos.
Em Tubarão, no Estádio Domingos Silveira Gonzáles, o CA Tubarão aplicou expressiva goleada de 6 a 0 sobre o EC Internacional. Destaque para o centroavante Wason Renteria que marcou três gols e é o vice-artilheiro do Catarinense Havan 2017 com nove gols. Rafael Silva duas vezes e Paulo Roberto também marcaram. O CA Tubarão avançou para 4ª colocação com 7 pontos, já o EC Internacional segue com 4 pontos e caiu para 9ª colocação do returno.
Em Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, Criciúma EC e Figueirense FC ficaram no empate sem gols. O Criciúma EC é o 3º colocado do returno com 8 pontos, o Figueirense FC vem na 8ª posição com 4 pontos.
No Complexo Esportivo do SESI, em Blumenau, o CA Metropolitano recebeu o Almirante Barroso e venceu por 1 a 0. O único gol da partida foi anotado aos 5 minutos do 2º tempo, após cobrança de escanteio, Levi desviou de cabeça. Com a vitória o CA Metropolitano avançou para 7ª colocação com 5 pontos. Já o Almirante Barros permanece na 10ª posição com 3 pontos.